• Bibiana Danna

A verdadeira comunicação: a arte de saber falar e escutar

Atualizado: 25 de out. de 2020


“Bem dizer e bem ouvir, é a arte de conversar”.

(Provérbio)

ouvir

Ora, a linguagem foi criada pela necessidade de os homens interagirem entre si. Quando uma só pessoa fala, não há comunicação. Em um diálogo produtivo, as figuras de quem fala e escuta se alternam durante a sua duração.

Em qualquer circunstância é isso que ocorre. Mesmo nos casos de desabafo e terapia. Apesar de, nessas situações, ter uma pessoa que mais fala e outra que escuta, é essencial um revezamento nessas posições.

A troca de informações é primordial na conversa. Desse intercâmbio – falar e escutar – se estabelece uma conexão profunda entre os participantes do diálogo. É um momento muito enriquecedor e gratificante. Uma oportunidade única de se colocar no lugar do outro e vice-versa. Somos, ao mesmo tempo, assistentes (damos muito ao outro) e assistidos (recebemos mais ainda em contrapartida).

Porém, a verdadeira comunicação é bem mais do que isso! É poder se falar o que se sente e não receber qualquer tipo de julgamento ou crítica da parte de quem escuta. É a liberdade que se tem em manifestar o que se passa no nosso íntimo. Ao mesmo tempo, o nosso ouvinte tem que nos acolher com empatia, com aconchego.

Afinal de contas, somos senhores da nossa vida e das nossas escolhas! Todos, mesmo inconscientemente, sabemos disso (as respostas para os nossos dilemas estão conosco). Quando procuramos alguém para conversar, estamos buscando um compartilhamento das nossas experiências e do que acontece no nosso dia a dia.

A partilha promove interação e aproximação entre as pessoas e os seus relacionamentos. Instaura-se uma compreensão e compaixão não só por si mesmo, como também pelo outro.

Em síntese: uma conversa, como a descrita nos parágrafos anteriores, cura os seus interlocutores e todos que estão à sua volta. Sem dúvida, trata-se de um desafio! Convido todos a participarem. O universo e os seres que o rodeiam agradecem

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo